PROJETOS ATUAIS
OUTROS PROJETOS
PUBLICAÇÕES
ACERVO
No canal da Kinoforum no YouTube encontra-se a íntegra de debates, seminários e outros eventos promovidos pela entidade. Parcerias com plataformas digitais de streaming exibe programas e ampliam o público da programação da Kinoforum
Criado em 1990, o evento é considerado um dos mais importantes do mundo em sua categoria. Realizado no mês de agosto, sua programação inclui lançamentos brasileiros e produções internacionais inéditas e consagradas, além de homenagens e programas especiais.
Mais abrangente espaço dedicado a informações sobre eventos audiovisuais em nosso país, o Guia é publicado desde 1999 e contempla os festivais promovidos no Brasil e no exterior, que atualizam seus dados a cada edição, além de compartilhar análises desse segmento, contatos e dicas para realizadores.
Iniciativa pioneira criada em 2001, o projeto foi idealizado para despertar o interesse e proporcionar o acesso à criação cultural, promovendo a realização audiovisual e a veiculação gratuita desta produção. No total, foram 90 oficinas realizadas, com 36 bairros e 13 cidades atingidas. No período, foram produzidos mais de 350 filmes por mais de 2.000 participantes.
Confira nosso CATÁLOGO INTERATIVO Confira o que está acontecendo na OFICINA DO MOMENTO
Oficina realizada anualmente, é destinada à produção de textos por estudantes e interessados e tem como objetivo promover a reflexão em torno da produção audiovisual contemporânea.
Confira nosso blog com detalhes dos projetos em execução.
Festival pioneiro para vídeos com até 12 minutos de duração das mais diversas regiões do Brasil.com exibição simultânea em emissora de televisão aberta e na Internet O Festival teve suas edições em parceria com a TV Brasil.
Evento que, através da exibição de obras audiovisuais brasileiras recentes e da promoção de encontros, discutiu temas relacionados à economia criativa e ao empreendedorismo no setor, dando visibilidade a realizadores de diferentes territórios urbanos.
Site pioneiro voltado a obras realizadas em projetos de educação audiovisual, pontos de cultura e coletivos de diversas frentes de atuação. A iniciativa incluiu o mapeamento dos pontos atuantes à época e a realização de seminários.
Projeto apresentado regularmente no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, o Kinolounge priorizou o investimento em pesquisa de linguagens audiovisuais, sendo a experimentação e a novidade seus principais focos.
Iniciativa contemplada pelo Edital de Seleção de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, o projeto deu sequência à linha conceitual das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual para formação e mobilização de agentes culturais.
Encontro profissional realizado anualmente. Em sua edição de 20221, a iniciativa reuniu de forma pioneira 14 plataformas digitais de streaming atuantes no Brasil para discutir aspectos desse segmento.
Registro valioso da produção audiovisual do período, o catálogo virtual reuniu informações técnicas de todos os curtas-metragens brasileiros finalizados entre os anos de 1986 e 1996.
Com o apoio da Fundação Japão e da Conferência Internacional de Festivais de Curtas-Metragens, o guia reuniu dados referentes à realização, produção e difusão de curtas-metragens durante a década de 1990 na Argentina, Brasil, Chile, Cuba, México, Peru e Venezuela.
Publicados entre os anos de 2004 a 2007, os tablóides reuniam textos para reflexão acerca da produção de oficinas audiovisuais e núcleos independentes.
Reflexão sobre as produções presentes no Festival Internacional de Curtas de São Paulo, a publicação tinha por objetivo impulsionar a produção textual voltada à crítica cinematográfica. Nela, eram publicadas as melhores resenhas desenvolvidas durante a oficina Crítica Curta.
Compilação de 30 filmes brasileiros e internacionais que fizeram história e representam a trajetória do Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Seu conteúdo foi exibido na programação do canal SescTV.
Publicação dedicada à primeira década de existência das Oficinas Kinoforum de RealizaçãoAudiovisual. Além de depoimentos, inclui reflexões de pesquisadores e parceirossobre a trajetória do projeto.
Manutenção de um banco de dados e um acervo online dos curtas-metragens exibidos nas edições do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo e de outros Projetos de Difusão. Seu acesso, sob demanda, é voltado para pesquisadores e programadores externos.