Notícias

Conheça a Mostra Brasil

A Mostra Brasil de 2024 está recheada de talentos de todo o país. A curadora Vivi Pistache escreveu um pequeno texto dando um gostinho do que está por vir!

Dizem que em algum lugar, parece que no Brasil, existe um cinema feliz em sua fertilidade. Da safra mais recente, 68 títulos de 13 estados compõem a Mostra Brasileira que desvela uma nação que pulsa uma multiplicidade de temas, cores, corpos e territórios.

Nessa floresta estética, há um conjunto de filmes chistosos que convidam a revisitar uma tradição bem brasileira de crítica política fundamentada até quando se permite a irreverência. Filmes que escancaram as entranhas de um país em sua perversidade, desigualdade e cisões bem como filmes que fabulam amálgamas e bálsamos.

Uma filmografia que percorre o território nacional desde as feridas abertas pela Transamazônica, passando pelas fronteiras inventadas no centro-oeste, o tropicalismo que sangra e samba no Nordeste, desembocando mares do Rio Grande do Sul em conexão com a África.

Destaca-se no eixo sudestino uma leva de filmes cariocas que são irmanados em produção ou apurada inventividade de um cinema queer bem pop e ousado. Em São Paulo, abre-se uma importante brecha para a potência do cinema caipira; e na capital, além de obras que reverenciam a memória de personagens e solos sagrados da nossa cinefilia, títulos que negritam com poesia e urgência existências marginalizadas. De Minas Gerais, uma filmografia bem atenta às idiossincrasias da vida laboral e filmes que entram com muito respeito na intimidade da periferia.

Por fim, a Mostra Brasil contempla desde filmes fruto da aposta na formação pedagógica quanto obras de curtametragistas de carreira bem sedimentada internacionalmente atestando o DNA democrático do mais tradicional festival de curtas metragens do país.

Conheça os programas


Nossos Parceiros