Notícias

Programas especiais imperdíveis trazem ao público a produção africana de curtas e obras de animação de diretoras mulheres latino-americanas.

Entre os Programas Especiais da 35ª edição estão mostras que ampliam os horizontes cinematográficos para além dos eixos mais tradicionais.


“Conexão África” reúne diferentes produções do continente, curadas e apresentadas por três importantes festivais:

DAKAR COURT
O Festival Internacional de Curtas de Dakar - Dakar Court tem o prazer de apresentar seu programa Teranga Selection, uma mistura fina de conteúdos curtos exibidos em nosso festival anual, para o público do Kinoforum. Esta seleção reflete nosso trabalho em curtas que foram filmados e apoiados pelo Dakar Court, mas também mostra alguns dos nossos valores e situações em que podemos nos ver quando tratamos de imigração e adoção de uma nova vida no exterior.

Maguette Betty Danfakha, diretora - Festival Dakar Court

OIÁ
O exotismo com que há alguns se via para os diferentes cinemas africanos vem-se diluindo, passando em poucos anos a traduzir narrativas em potência. É realidade notável o sonho negro/afro da autorrepresentação. Uma das principais vantagens destes cinemas é reconhecerem nas diferenças, que são ainda maiores que o tamanho e a história do próprio continente africano. Os filmes que acolhemos nesta mostra Oiá, mesmo com questões diferentes, mantém entre si rituais do invisível e do indizível.

Tambla Almeida, diretor - Oiá Festival Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde

ACCRA INDIE FILMFEST
Celebramos a diversidade e a criatividade do cinema africano como parte da edição deste ano do Festival Internacional de Curtas de São Paulo. A curadoria deste programa apresenta quatro curtas narrativos impressionantes, representando Gana, Quênia e Senegal em uma jornada cativante pelo cinema africano. É um momento de vivenciar a rica tapeçaria de histórias, culturas e perspectivas que definem a produção cinematográfica africana contemporânea.

Evan Eghan, diretor e fundador - Accra Indie Filmfest (AiF)


Já “Animadoras da América Latina” é uma seleção de curtas de animação realizados apenas por mulheres de diferentes países latino-americanos. Seja em stop-motion, rotoscopia, colagem, argila, 2D ou 3D, os curtas provocam o espectador em filmes surpreendentes. São 17 curtas que focam o olhar sobre um grupo de realizadoras do Brasil, México, Colômbia, Chile, Peru, Bolívia e Uruguai. Venha conferir toda a energia, talento e potência criativa da animação latino-americana e feminina!


Não perca!


Nossos Parceiros