Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Notícia

Inscrições abertas para o FESTIVAL INTERNATIONAL DU FILM SUR LE HANDICAP (FIFH)

Festival International du Film sur le Handicap está recebendo, até 31 de março, inscrições para sua Segunda Edição.
O Festival é realizado em Cannes, e nasceu a partir do Festival International des Très Courts. Festival que viajou o mundo inteiro, sobre o comando de sua realizadora Katia Martin-Maresco. Durante sua trajetória, Katia tomou consciência da falta de acessibilidade nas salas de cinema e decidiu lançar a seleção Travelling34, consagrada para filmes de curtíssima duração que falam sobre a deficiência e a diferença de uma forma positiva. O Sucesso foi tão grande que a equipe do Travelling34 decidiu no começo de 2015 inventar um novo festival: o Festival International du Film sur le Handicap.

Em 2016, o Festival Internacional de Curtas de São Paulo, sob direção de Zita Carvalhosa, teve carta branca para apresentar uma seleção de filmes sobre a temática da deficiência, intitulada "Diferente como todo mundo". 

Iniciativa da cineasta Katia Martin-Maresco, o objetivo do evento é mobilizar os profissionais do cinema, patrocinadores e sociedade civil pela promoção de uma diferença criativa, destacando a urgência de adaptar filmes e salas para pessoas com deficiências.

“Avançamos muito no Brasil, tanto no fornecimento de serviços, com maior acessibilidade às pessoas. Mas agora já estamos em uma outra fase que é de percepção da humanidade comum que há entre todos os seres humanos, incluindo os deficientes”, acrescenta a diplomata Claudia Maciel, Ministra conselheira da Embaixada do Brasil em Paris.

A segunda edição do Festival International du Film Sur Le Handicap acontecerá entre os dias 15 e 20 de Setembro de 2017. Serão aceitos filmes de curta-metragem com até 6 minutos e longas-metragens. As inscrições vão até o dia 31 de março e são gratuitas.

Confira mais sobre o festival em seu site oficial.